Bete D'Elia

 

 

Bete D’Elia é uma profissional Sênior, que construiu sua carreira pautada pela integridade e paixão com que conduziu cada uma de suas múltiplas atuações.

Atuou por 21 anos, como Secretaria Executiva da Presidência da grande empresa Caloi (Empresa Fabricante de Bicicletas), tendo iniciado na empresa como secretária júnior, fez uma justa ascensão ao longo de sua jornada de carreira, deixando o secretariado corporativo como Secretária Executiva Bilingue. Simultaneamente ao secretariado, Bete passou a exercer a docência, o que se tornou uma grande paixão.

Seu comprometimento pela evolução da profissão a levou a associar-se à Entidade de Classe, ainda quando era Associação das Secretárias do Estado de São Paulo, passando a fazer parte da diretoria da Associação das Secretárias como Diretora de Comunicações e continuou como diretora, quando o movimento evoluiu, tornando-se Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo. Bete D'Elia fez a opção de se dedicar integralmente ao SINSESP durante dois mandatos de gestão, desenvolvendo ainda suas competências como palestrante e instrutora de cursos, visto que passou a palestrar em faculdades, universidades, bem como nos eventos da categoria, realizados nos estados, interestados e nacionalmente.

Ávida por aprender mais sobre a docência, durante vários anos, conciliou as duas profissões: secretariar e ensinar. Iniciando como docente do Secretariado Técnico no colégio Radial, ela também fez trajetórias no ensino superior na Faculdade Anhembi Morumbi e na pós graduação da FECAP/SP.

Aliando suas experiências como docente e secretária executiva com as demandas do mundo corporativo, ela desenvolveu seus próprios programas como instrutora de cursos e palestrante, dos quais centenas de pessoas já participaram e testemunham de sua qualidade e excelência.

Com toda essa trajetória, Bete passou a reconhecer em si mesma a grande força que movia tudo que fazia: o desejo sincero de levar pessoas à evolução. E é aí que encontramos a melhor versão desta profissional, a versão atual: Bete D’Elia é um dos grandes nomes de referência no Secretariado Executivo Brasileiro. É fundadora, palestrante e instrutora de cursos da Toucher Desenvolvimento Humano; escritora de diversos artigos, autora e coordenadora editorial de diversos livros, coach e consultora para profissionais de gestão com destaque no segmento secretarial. Bete, nutre também a verdade de seus ensinamentos, de viver uma vida com plenitude através da valorização dos fundamentos essenciais como saúde, bem-estar e família, usando os mais inovadores conceitos da Neurociência e da Psicologia Positiva. É casada com José Rubens D’Elia e mãe de André D’Elia.

 

Credenciais Técnicas

Graduada em Português-Francês pela USP - Universidade de São Paulo, Pós-Graduada em Desenvolvimento Humano, pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. É Coach com formação pelo IDHL – Instituto de Humano Lippi. Foi docente do curso de Pós-Graduação da Fecap – Assessoria Executiva. .

Fundadora e diretora da Toucher Desenvolvimento Humano, membro do Conselho do Develop. Palestrante e facilitadora em treinamentos, cursos e workshops. Também presta consultoria para gestores e líderes estratégicos, no setor público e privado, com destaque no segmento secretarial.

Em co-autoria com Walkiria Almeida teve projetos premiados no CONASEC. Além disso, Bete tem participação relevante em eventos da categoria como CONASEC, COINS e outros.

Ganhadora do prêmio Profissional do ano, 2021, Prêmio Oscar do Secretariado, realizado pela Universidade Federal da Paraíba. 

  • Como escritora, tornou-se articulista das Revistas “Ser Mais” e “Vocação Pública” e em sites especializados no mundo do secretariado. Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter – Editora Gente e coautora dos seguintes Livros:
  • As novas Competências do Profissional de Secretariado pela Editora IOB Thomson;
  • Gestão do Tempo e Produtividade – pela Editora Ser Mais ( atual Editora Literale);
  • Coaching e Mentoring – pela Editora Ser Mais ( atual Editora Literale);
  • Autora e Organizadora do Best Seller “Excelência no Secretariado”. Editora
    Literale, em parceria com Magali Amorim e Maurício Sita
  • Modelos de Gestão no Contexto do Profissional de Secretariado - pela Editora UFSC. (Organizadora com Cibele Barsalini Martins)
  • O Secretariado do Futuro – Editora Literare (Coautora, Organizadora, Coordenadora Editorial com Walkiria Gomes de Almeida)
  • Coautora do Livro Assessoria Secretarial – Contextos, Diversidades, Competências, pela Editora BOC.
    Coautora do Livro Um Novo Olhar para o Secretariado – Mudanças e Tranformações, pela Editora Literale